en-us-eSocial entrou em vigor hoje para 14 mil empresas

01/28/2018

Teve início hoje (8) em todo o país a primeira etapa de implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Ao todo a etapa envolve 14,4 mil empresas, que faturaram mais de R$ 78 milhões em 2016 ou que aderiram voluntariamente, de acordo com a Receita Federal. Juntas, elas empregam 15 milhões de trabalhadores, um terço do total.

O prazo para as empresas cumprirem a primeira etapa começa nesta segunda-feira e se estende até o dia 28 de fevereiro. Nesse período, disse a Receita, o sistema receberá apenas as informações cadastrais dos empregadores e as relativas às suas tabelas, tais como estabelecimentos, rubricas, cargos, etc. Somente a partir de março será possível o envio dos eventos não periódicos. Até lá, será possível fazer os ajustes necessários na qualificação cadastral dos funcionários, por exemplo.

Segundo o órgão, não há obrigatoriedade de envio dos dados necessariamente nos primeiros dias e a empresa pode fazer os eventuais acertos necessários em seus sistemas internos, bem como se utilizar do ambiente de produção restrita para seus testes, para só depois começar a enviar informações à Base Nacional.

Nos próximos dias, estará disponível no portal do eSocial, o canal "Fale Conosco" onde serão recebidas as dúvidas e as críticas sobre o sistema.

No fim de novembro (2017) a Receita Federal anunciou o cronograma de implantação do eSocial, que seguirá em mais duas etapas.

A segunda etapa começará em 16 de julho de 2018 e vai incluir micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs). Para órgãos públicos, irá vigorar a partir de 14 de janeiro/19.

Ainda na primeira etapa que começa hoje as empresas deverão enviar o Cadastro do Empregador e as Tabelas para o eSocial, a partir das 8h.

Com o sistema, o governo vai receber as informações de 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. E, como você já sabe, vai triplicar a fiscalização da Receita Federal às empresas.

Você - empresário ou colaborador - fique atento ao cronograma e não deixe de se preparar.

E para você se preparar, conte conosco e  participe de Palestras grátis sobre eSocial.

Fonte: (zenaide.com.br /www.contabeis.com.br)

O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), denominado inicialmente como Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), será as diretrizes e requisitos para que as empresas façam a identificação dos perigos e riscos, avaliação, análise e controle dos riscos.

A OZ Minerals é uma empresa de mineração moderna sediada na Austrália, com foco em cobre. No Brasil a mineradora possuí alguns projetos de mineração, entre eles o Projeto Antas Norte, localizado no território do município de Curionópolis - PA, onde realizamos com prazer a formação de nossa 1°turma de Brigadistas do ano de 2020.