NR-20 Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

DETALHES DO CURSO NR 20

Módulos

Módulos Integração: 06 Básico: 08

Intermediário: 11 

Avançado I: 15 

Avançado II: 18 

Específico:07 

Carga Horária 

Integração: 04 horas 

Básico: 08 horas 

Intermediário: 16 horas 

Avançado I: 24 horas 

Avançado II: 32 

horas Específico: 16 horas 

Validade Máxima 

Básico: 36 meses 

Intermediário: 24 meses 

Avançado I: 12 meses 

Avançado II: 12 meses 

Média para Aprovação 7,0 

Regulamentação Portaria 872/17 MTb
Fonte: Instituto Brasileiro de Ensino 

Os cursos Básico, Intermediário, Avançado I e II devem ser completados com conteúdos práticos, onde aborda Conhecimentos e utilização de sistemas de segurança contra incêndios com inflamáveis. Os cursos de NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS da PROSEG, visam atender a exigências da Norma Regulamentar Nº 20, que estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. 

O curso da NR 20 é dividido em 06 (seis) cursos distintos: 

Curso NR 20 Integração O dever ser realizado pelos trabalhadores que laboram em instalações classes I, II ou III e adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, mas não mantêm contato direto com o processo ou processamento.


Curso de NR 20 Básico

O Curso Básico deve ser realizado pelos trabalhadores que laboram em instalações classes I, II ou III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades específicas, pontuais e de curta duração. Este curso possui validade máxima de 3 anos, sendo que após este prazo, o profissional deve realizar a Reciclagem do Curso de NR 20 Básico. 

Curso de NR 20 Intermediário

O Curso Intermediário deve ser realizado pelos trabalhadores que laboram em instalações classes I, II e III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de manutenção e inspeção e de operação e atendimento a emergências. Este curso possui validade máxima de 2 anos, sendo que após este prazo, o profissional deve realizar a Reciclagem do Curso de NR 20 Intermediário. 

Curso de NR 20 Avançado I 

O Curso Avançado I deve ser realizado pelos trabalhadores que laboram em instalações classe II, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de operação e atendimento a emergências. Este curso possui validade máxima de 1 ano, sendo que após este prazo, o profissional deve realizar a Reciclagem do Curso de NR 20 Avançado I. 

Curso de NR 20 Avançado II

O Curso Avançado II deve ser realizado pelos trabalhadores que laboram em instalações classe III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamável e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de operação e atendimento a emergências. Este curso possui validade máxima de 1 ano, sendo que após este prazo, o profissional deve realizar a Reciclagem do Curso de NR 20 Avançado II.

Curso de NR 20 Específico

O Curso Específico deve ser realizado pelos profissionais de segurança e saúde no trabalho que laboram em instalações classes II e III, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento.

Reciclagem Esporádicas

Além dos prazos máximos de validade, o cursos Básico, Intermediário, Avançado I e II devem ser realizadas as reciclagem quando ocorrer modificações significativas, ocorrer morte de trabalhador, ocorrer ferimento em decorrência de explosão e/ou queimaduras de 2º ou 3º grau, que implicam em necessidades de internação hospitalar e/ou o histórico de acidentes e/ou incidentes assim o exigir.